Aprenda sobre equipamentos, roteiro, posicionamento de câmera, iluminação, qualidade de áudio, enquadramento e muito mais!
Filmagem profissional para seu vídeo esses são os pontos principais para transformar uma simples filmagem em um vídeo profissional. Dividimos eles em 9 dicas e vamos falar de cada uma delas, a seguir.
Tenha equipamentos de qualidade
Muitas vezes, quando se fala de equipamentos, pode-se pensar em materiais de alto custo. Mas não é necessário nada disso. É possível produzir vídeos com o celular e ainda ter excelentes resultados de som e imagem, sem gastar tanto dinheiro.
Hoje em dia, os fabricantes têm investido muito nas câmeras de celular. Então, há vários modelos acessíveis e que são muito úteis para uma boa filmagem.
Por exemplo, uma câmera de 8 megapixels já é considerada razoável e as de 13 megapixels, pode-se dizer que são boas para esse trabalho.
O fundamental é saber utilizar as simples ferramentas, disponíveis no singelo aparelho, para produzir uma filmagem profissional.
Apesar da qualidade de imagem, os smartphones, no entanto, ainda deixam a desejar, quando o assunto é a gravação de áudio.
Filmagem profissional para seu vídeo e dessa forma, a recomendação geral é a de utilizar um equipamento de captação de áudio, independente do celular, como um microfone ou mesmo um gravador.
Siga o roteiro
Você sabe o que é um roteiro? Quando vem uma ideia, logo você precisa de alguma forma anotá-la, após isso, mais novas ideias surgem na sua mente.
E é aí que você perceberá a importância de fazer um planejamento e se organizar, para que consiga transmitir todos os detalhes da sua criatividade.
O roteiro é isso. Um planejamento passo a passo do que vai acontecer no vídeo.
E vale ressaltar que deve ser seguido à risca. Descrição de cenas, narrações, indicação de edições, definição do cenário, indicação de trilhas e efeitos sonoros, tudo isso faz parte de elementos que compõem um roteiro.
Filme na horizontal
Filmagem profissional para seu vídeo. Outra orientação muito importante é em como posicionar a câmera. Muitos ainda têm dúvidas sobre isso, mas a filmagem deve ser feita na horizontal, com exceção dos aplicativos Instagram Stories e Snapchat, pois o mecanismo desses já são em formato vertical.
Sem se dar conta, as pessoas acabam tendo a tendência de fazer filmagens pelo celular na primeira forma que a câmera aparece, que é a vertical, modo retrato.
Apesar de conseguir visualizar em horizontal no celular, por causa da opção de “rotação automática”, o problema está em quando o arquivo tiver que ser assistido diretamente na TV, por exemplo, e aparecerá bem menor na tela.
Sempre que surgir a dúvida de porque filmar em horizontal, a resposta é simples: o nosso olhar é horizontal.
Grave a cena mais de uma vez
Terminar de filmar e perceber que o trabalho ficou como esperava pode até trazer uma sensação de alívio. Porém, não é mais satisfatório que repetir a gravação e conseguir acrescentar mais perfeição ao trabalho.
Filme quantas vezes houver necessidade. O mais importante é notar as falhas e fazer a correção. Mesmo que tenha ficado bom na primeira vez, pode ser que a segunda fique ótimo.
Além disso, gravar uma mesma cena várias vezes pode ajudar quem quer perder o medo da câmera.
Filmagem profissional para seu vídeo. Então, não economize nas tentativas. Lembre-se sempre que há um público muito mais exigente na internet e que vão sempre priorizar a qualidade naquilo que querem ver.
Tenha a iluminação como a sua aliada
Ter uma ideia e a câmera a disposição, não é ainda o suficiente para produzir uma filmagem profissional. A iluminação é fundamental para completar o trabalho.
Sem isso, o vídeo, consequentemente, vai ficar sombreado ou escuro. Fator que acaba desvalorizando toda a sua criatividade. E tudo o que foi pensado para realizar uma boa filmagem, acaba indo por água abaixo.
Mas não precisa se preocupar ao extremo, pois, por causa da tecnologia, hoje em dia é possível que você tenha a opção de diversos materiais de iluminação, com preço baixo e que vão ajudar bastante. Softbox, Sun gun e Luz de Fundo, são alguns desses exemplos de equipamentos.
Não se esqueça também de aproveitar a iluminação natural de dias de sol e sem nuvem.
Capriche no enquadramento
Sabendo usar a forma correta, o vídeo vai ficar muito mais atraente. O enquadramento, basicamente, é o destaque que determinados pontos vão receber.
Para explicar melhor sobre o que é esse recurso, princípio básico para uma boa utilização da câmera, o enquadramento é analisado por duas linhas horizontais e duas verticais, que são chamadas de grelhas.
Para que essas linhas funcionem bem, proporcionando um melhor destaque da imagem, é preciso saber exatamente o que você quer gravar, para que assim, fique no enquadramento correto.
Após entender um pouco sobre o que é o enquadramento e a importância que isso tem, o próximo passo é adaptar o melhor plano, de acordo com a proposta do vídeo que você quer produzir.
Mas, o que é plano de filmagem? Plano, é a distância entre a câmera e o objeto que está sendo filmado. Podemos citar como exemplo, os principais planos, que é o plano americano, plano médio e primeiro plano.
Conhecer sobre cada um dos planos, é fundamental para quem quer produzir vídeos. Pois a escolha do ângulo acrescenta muito à proposta do trabalho.
Mantenha a câmera estabilizada
Esse público exigente da internet, também não vai optar por assistir vídeos tremidos. Por mais relevante que o conteúdo esteja, manter a câmera estabilizada é essencial para garantir um ar de filmagem profissional.
Mesmo com tanta habilidade e costume de ficar alguns minutos segurando a câmera, vai ter um momento que o braço vai querer uma posição de descanso.
Para não acontecer episódios assim e acabar prejudicando todo o vídeo, escolha suportes adequados. Mas antes de tudo, ajuste a configuração da câmera, procurando a opção de “estabilização”, isso já ajudará bastante.
Em relação aos acessórios, atualmente existem vários tipos de apoios como tripé, monopé, suporte de mão, mini bastão e até estabilizadores profissionais, entre outros. Além disso, gravar com a câmera estabilizada passa para o público impressão de profissionalismo do trabalho. Afinal de contas, ninguém quer ver imagens com movimento o tempo todo.
Use um gravador externo de áudio para vídeo e filmagem profissional.
Não tem decepção que se compare com a de gravar um vídeo perfeito e na hora de editar, perceber com mais detalhes que o áudio ficou péssimo. Ou teve alguma diferença, mesmo que pouca. É frustrante!
A maioria das câmeras, para produção de vídeo e filmagem profissional sejam digitais ou as DSLR (câmeras profissionais), não possuem um microfone adequado. Pois são fabricadas somente para a captação de vídeo.
Por isso, como sugestão, tenha sempre um gravador externo de áudio. Outra dica, adquira microfones condensadores ou dinâmicos, ambos são eficientes para adequar as suas filmagens.
Evite a mesmice: estimule o público a ser criativo
Se esforce para que em cada filmagem tenha algo criativo. Não é bom oscilar entre os conteúdos, hora algo muito relevante e bem trabalhado, hora assunto que não é tão interessante assim.
Pense em informações de qualidade e foque em abordar sempre da melhor forma e explore tudo o que foi citado acima, para garantir que seu conteúdo em vídeo, tenha uma filmagem profissional.
Por isso, não descanse! Tenha sempre em mente que é preciso continuamente buscar algo novo, afinal de contas, é por novidades que o seu público sempre esperará de você.
Agora que você viu essas dicas para filmagem profissional de seu conteúdo em vídeo, vá para o próximo passo. Conheça o Vídeo SEO e alcance o topo do Google com os seus vídeos!
Fonte: https://blog.hotmart.com/